VOCE TEM O PODER DE MUDAR A CARA DO MUNDO!!!

...o Servo de Deus o Papa João Paulo II, de venerada memória, dizia, na sua passagem pelo Mato Grosso, que osjovens são os primeiros protagonistas do terceiro milênio [...] são vocês que vão traçar os rumos desta nova etapa da humanidade” (Discurso 16/10/1991). ... (homilia do Papa Bento XVI aos jovens no estádio do Pacaembu, 2007)

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Aos universitários: “Necessitamos de uma nova classe de intelectuais capazes de interpretar a sociedade e oferecer soluções concretas”


Madrid, 17 de Dezembro de 2010.- Bento XVI presidiu ontem a uma cerimónia com os universitários dos Ateneos Romanos a quem recordou que “construir a própria existência, construir a sociedade, não é obra de corações distraídos e superficiais mas de um profundo discernimento que favoreça a formação intelectual, a disciplina moral e o compromisso religioso”.

“Nos nossos tempos percebe-se a necessidade de uma nova classe de intelectuais capazes de interpretar as dinâmicas sociais e culturais oferecendo soluções não abstractas, mas concretas e realistas. A Universidade é chamada a desenvolver este papel insubstituível e a Igreja faz-se sua defensora convicta e activa”.

“É muito importante a presença de estudantes universitários preparados e desejosos de comunicar aos seus próprios coetâneos a fecundidade da fé cristã não somente na Europa mas em todo o mundo. Por intercessão de Maria, que nos precede no nosso caminho até à Jornada Mundial da Juventude, nos reuniremos em Madrid. A ela, a Sede da Sabedoria, vos confio”.

Preparar o caminho do Natal

O Santo Padre não desaproveitou a ocasião para animar a todos a preparar-se para a próxima festa da Natal. “O caminho para a Gruta de Belém é um caminho que nos impele a sair de nós mesmos e ir a Deus que se tornou próximo de nós, e renova os nossos corações com o seu amor incondicional. Quer inspirar valor nas nossas vidas, especialmente quando nos sentimos cansados e fatigados, e temos que redescobrir a alegria dos que se sentem peregrinos, rumo à eternidade”.

“O Menino que encontraremos entre Maria e José, é o Logos-Amor, a Palavra que dá consistência à nossa vida. (…) É a partir dali que Deus nos anima a percorrer o caminho de investigação e elaboração cultural, e a partilhar com Ele a paciência de construir”.


Fonte: http://www.madrid11.com/pt/caminho/textos-do-santo-padre/426-papa-universitarios

Nenhum comentário:

Postar um comentário